ONLINE
3





Pasteurização

Pasteurização

História

Louis Pasteur (1822-1895), descobriu em 1864 que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60°C, por um determinando tempo (chamado de binômio tempo x temperatura), evitava a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.

No final do [século XIX],os[alemães] iniciaram a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das [bactéria]s existentes neste produto.

Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade dos produtos alimentícios.

Tipos de Pasteurização

Existem três tipos de pasteurização

  • Pasteurização lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada é da ordem de 65°C durante trinta minutos ou mais.
  • Pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75˚C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurização é, por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em língua inglesa para "alta temperatura e curto tempo".
  • Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultra-elevada".

Referências

  1. ↑Camargo, Adriano Costa de "Conservação pelo calor" no site do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Brasil)